Receita prática: Pastinha de tahine e mel

Receita prática: Pastinha de tahine e mel

menos de 1 minuto O tahine é produzido a partir da semente de gergelim, com isso, preserva as propriedades da  semente, sendo uma excelente fonte de gorduras saudáveis, da série das insaturadas, e rico em cálcio. Para preparar essa Pastinha de tahine com mel, vamos utilizar: Ingredientes: 1 colher de sopa de tahine 1 colher  de sopa de mel de abelha Modo de preparo: Misture todos os ingrediente até obter uma massa homogênea e está pronto! Se quiser, você pode aumentar as quantidades e Continue lendo

Receita Prática: Pastinha de abacate para salada

Receita Prática: Pastinha de abacate para salada

menos de 1 minuto Fácil de preparar e uma maneira gostosa de inserir o abacate com seus diversos benefícios para a saúde, na alimentação. Vamos conferir a receita de Pastinha de abacate para salada. Ingredientes: 1/2 abacate maduro 1/2 limão 1/4 de cebola de cabeça bem picadinha 1 pedado pequeno de pimenta dedo-de-moça bem picadinho 1 colher de café de sal Modo de preparo: Remova a polpa do abacate e o amasse com auxílio de um garfo em um prato fundo.  Adicione o suco Continue lendo

Quais os benefícios nutricionais do abacate?

Quais os benefícios nutricionais do abacate?

3 minutos Quem já não ouviu falar de abacate? Que ele faz bem ou faz mal? Geralmente é assim que rotulamos os alimentos baseado no conhecimento de uma ou duas propriedades, e geralmente isolado de um contexto de indicação de consumo (gênero, idade, doenças, etc). Mas afinal, quais as propriedades nutricionais do abacate (Persea americana)? Sem dúvida, a gordura é o principal destaque desta fruta comparada à outras. Mas vale a pena lembrar de que é uma gordura de origem vegetal, e diferentemente da Continue lendo

Como controlar os níveis de potássio na sua alimentação?

Como controlar os níveis de potássio na sua alimentação?

2 minutos O potássio é um mineral essencial à vida e ao bom funcionamento do corpo. Em condições normais de saúde, nosso organismo consegue manter suas quantidade adequadas através através da alimentação, das glândulas, do intestino e dos rins. Quando alguns desses órgãos estão doentes, como é o caso de câncer, cistos renais, síndrome nefrótica, insuficiência renal, diálise ou hemodiálise precisa haver cuidados com a alimentação.    1- Quais as principais fontes de potássio na alimentação? Frutas e vegetais são as principais fontes de Continue lendo

O potássio alto e baixo: o que é? Como controlar os níveis?

O potássio alto e baixo: o que é? Como controlar os níveis?

2 minutos O potássio, assim como o cálcio, o fósforo, o magnésio, são minerais presentes no nosso organismo e obtidos por meio da alimentação.    O potássio é um elemento que precisamos de uma oferta constante durante toda a vida, é diferente, por exemplo, de outros, que teremos uma demanda maior ou menor em algum período da vida (ex: ao nascer ou na adolescência, etc).    O organismo sabiamente consegue selecionar as quantidades ideais de potássio para seu funcionamento e eliminar seu excesso. Ou Continue lendo

Como aumentar o consumo de alimentos com fibras no seu dia a dia?

Como aumentar o consumo de alimentos com fibras no seu dia a dia?

1 minuto A importância das fibras alimentares começou a ser estudada após observarem que em  países onde a alimentação era principalmente mais vegetal havia menor número de doentes com hipertensão, obesidade, diabetes, doenças cardíacas, câncer entre outros. A diferença para outros países, que consumiam principalmente industrializados (os pacotes de mercado), estava, entre outros fatores, nas fibras alimentares. Confira abaixo dicas de como aumentar o consumo de alimentos com fibras na sua alimentação: Insira uma fruta no café da manhã, como sobremesa, e em todos Continue lendo

Como identificar as fibras alimentares na sua dieta e por que são importantes?

Como identificar as fibras alimentares na sua dieta e por que são importantes?

3 minutos 1- O que são as fibras? As fibras alimentares ou fibras dietéticas são uma classe de compostos de origem vegetal constituídas de unidades de carboidratos. Nossa, então fibras são um tipo de carboidrato? Sim, no entanto, diferentemente do amido (que também é um carboidrato encontrado no arroz, no trigo), as fibras são compostos não digeríveis pelo trato gastro-intestinal e pelas secreções digestivas. São, portanto,  resíduos da alimentação que chegam à parte final do intestino, chamado intestino grosso ou cólon, sem sofrer alterações Continue lendo