Como aumentar o consumo de alimentos com fibras no seu dia a dia?

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A importância das fibras alimentares começou a ser estudada após observarem que em  países onde a alimentação era principalmente mais vegetal havia menor número de doentes com hipertensão, obesidade, diabetes, doenças cardíacas, câncer entre outros.

A diferença para outros países, que consumiam principalmente industrializados (os pacotes de mercado), estava, entre outros fatores, nas fibras alimentares.

Confira abaixo dicas de como aumentar o consumo de alimentos com fibras na sua alimentação:

  • Insira uma fruta no café da manhã, como sobremesa, e em todos os intervalos das refeições.

  • Substitua o pão francês por pães feitos com farinha integrais. Atenção! Não se engane!! Leia o rótulo para saber realmente se o pão é realmente integral!

  • No preparo de bolos, substitua metade da farinha branca por farinha de trigo integral, farinha de aveia ou farinha de quinoa e outras integrais ! Fica muito bom!

  • Inclua saladas de folhas todos os dias 2 vezes ao dia, no almoço e no jantar. Vale todas!

  • Substitua o macarrão tradicional de farinha branca pelos integrais ou os funcionais (adicionados de curcuma, rúcula, tomate seco).

  • Por cima das frutas ou das saladas, salpique sementes (chia, linhaça, gergelim, semente de girassol, de abóbora.

  • Leve sempre uma boa porção de castanhas, nozes, macadâmia, amendoim por onde estiver. Além de matar a fome, é excelente fonte de fibras!

Os benefícios são inúmeros e sua saúde agradece!

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