O potássio alto e baixo: o que é? Como controlar os níveis?

Tempo de leitura: 2 minutos

O potássio, assim como o cálcio, o fósforo, o magnésio, são minerais presentes no nosso organismo e obtidos por meio da alimentação.   

O potássio é um elemento que precisamos de uma oferta constante durante toda a vida, é diferente, por exemplo, de outros, que teremos uma demanda maior ou menor em algum período da vida (ex: ao nascer ou na adolescência, etc).   

O organismo sabiamente consegue selecionar as quantidades ideais de potássio para seu funcionamento e eliminar seu excesso.

Ou mesmo sabe buscar os recursos (enquanto não ingerido um alimento fonte) para aumentá-lo quando está baixo no sangue e assim manter o equilíbrio (ou também chamada homeostase).

1- Para que o potássio é importante no organismo?  

  • o potássio está presente no interior de todas as células do organismo (são aproximadamente 1 trilhão delas).
  • auxilia na contração muscular, especialmente do coração: níveis altos pode fazer com que o coração deixe de bater, e baixos causam fraqueza muscular, câimbras, fadiga, anorexia e apatia mental.
  • auxilia no controle da pressão arterial.
  • regula impulsos elétricos, portanto, o controle dos batimentos cardíacos e atividade das células nervosas.  
  • regula o equilíbrio ácido-básico ou o pH dos fluidos (a acidez ou a alcalinização do sangue).

2- Quando o potássio está alto ou baixo no sangue?

O potássio pode ser medido no organismo humano pelo exame de sangue.  Valores normais de potássio variam entre 3,5 a 5,5, mEq/L.

Acima de 5,5 mEq/L caracteriza níveis altos de potássio no sangue e é chamado hipercalemia.

Abaixo de 5,5 mEq/L caracteriza níveis baixos de potássio no sangue e é chamado hipocalemia.

3- Quais os órgãos são responsáveis pelo controle de potássio no organismo?

Alguns dos responsáveis pelo controle de potássio no organismo são a hipófise (uma glândula no cérebro), a glândula adrenal, os rins e o intestino.

É por isso que, quando esses órgãos não estão em perfeito funcionamento, como no caso de câncer, cistos renais, síndrome nefrótica, insuficiência renal, diálise ou hemodiálise precisa haver cuidado com a alimentação.

Quer saber como controlar os níveis de potássio por meio da alimentação?  Leia o texto Como controlar os níveis de potássio por meio da alimentação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *